terça-feira, 16 de setembro de 2008

Jesus o maior líder que já existiu

Fichamento

Título do livro: Jesus o maior líder que já existiu
Autora: Laurie Beth Jones
Editora: Sextante
Ano: 07/03/2006

Resumo
Segundo o livro, na sua época Jesus não sabia quem era, ou quais eram os seus dons, e talvez ele só tenha tomado consciência disso gradualmente, como acontece a cada um de nós, ou talvez ele soubesse desde criança que tinha uma vocação especial e ficou esperando o momento que seus poderes viriam à tona. Jesus sabia qual era sua missão e não desviou dela, ele declarava que sua missão era, em essência, ensinar às pessoas uma forma melhor de vida. Jesus é o símbolo máximo do perdão, ele acreditava nos membros do seu grupo e continuava lhes dando chances. Jesus chama atenção dos membros do seu grupo porque eles estavam colhendo trigo no sábado, considerado um dia sagrado, estavam quebrando as regras, mas em vez de repreendê-los, ele diz “o sábado foi feito para servir as pessoas e não as pessoas servirem as sábado”. Talvez a coisa mais importante que um líder possa fazer seja mudar a maneira de medir as coisas.

Opinião: Esse livro é muito legal, gostei muito dele, fala as coisas que Jesus fazia para as pessoas e para os seus seguidores, para alcançar um mundo melhor.

Aluno: Paulo Cézar dos Santos Filho
Turma: 61
Professora: Andrea

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Tudo vale a pena...

Fichamento
Título do livro: Tudo vale a pena...
Autor: Giselda Laporta Nicolelis e Ganimédes José
Aluna: Karla Lacerda Coutinho

Resumo da Obra:
Essa história fala sobre a Amanda, que no dia do seu aniversário ganhou um diário , e nele ela começou a escrever sua vida, desde o começo. Quando seus pais se separaram, ela, sua avó e sua mãe foram morar em São Paulo,uns anos depois sua mãe estava namorando com um marinheiro, mais tarde ele a pediu em casamento, aí que começou a confusão, a mãe dela ficou grávida e teve a Débora, toda a atenção foi pra a Débora.
Mais tarde veio o David,que deixou Amanda apaixonada e depois foi embora, uns anos depois David voltou e Amanda esqueceu o resto, deixou sua mãe ser feliz com seu padrasto e a Débora, e foi embora com David para descobrir as maravilhas do mundo terrestre e aquático, porque David também era marinheiro.


Opinião sobre o Livro:
Eu gostei bastante desse livro,porque ele conta uma coisa real, que os pais se separam quando as crianças são muito pequenas, e a mãe ou o pai tem outros filhos, e a atenção se volta um pouco mais para eles. Os filhos mais velhos se sentem meio que excluídos da família e é por isso que eu gostei desse livro, porque ele conta o que acontece em bastantes famílias de hoje em dia, e na maioria da outras famílias os filhos viram rebeldes. A Amanda não quis isso e resolveu deixar sua mãe ser feliz com seu padrasto.

Quando meu pai perdeu o emprego

Fichamento
Título: Quando meu pai perdeu o emprego
Editora: Editora Moderna
Autor: Wagner Costa
Ano:2000
Aluna: Julia Fantini

Resumo do livro
A história relata o desemprego na família.
Nesta casa moram o pai, a mãe, os filhos Pepê, Beto, Ju, Caro, a empregada Maria e o cachorro vira lata Botina. Esta família é de classe média e vive em uma linda casa.
Mas num belo dia o pai chegou com a notícia de que havia ficado desempregado, toda a família ficou em choque.
Então o avô, Capitão Esperança, resolveu ajudar deixando dinheiro, compras e uma carta onde dizia que todos deviam se ajudar para assim resolver o problema. Após um mês tiveram que mudar de casa.
A mãe abriu uma pastelaria, na qual botaram o nome de Nave Azul. Pepê conseguiu um emprego,Beto saiu de casa e Pepê foi mandado embora do emprego. Assim que Beto retornou a sua casa, sua mãe resolveu voltar para as tarefas de casa, Beto e o pai então assumiram a responsabilidade da pastelaria.
Depois de algum tempo, o pai foi chamado para trabalhar, onde assumiu o cargo de gerente de supermercado. Com o novo emprego suas vidas melhorariam, então se mudaram para um apartamento novo que veio a se chamar Nave Azul 2, e assim voltaram a viver como uma família de classe média novamente.


Opinião sobre o livro
Na minha opinião é muito legal, pois o livro fala sobre uma família que passou por vários problemas financeiros. Eu conheço muitas pessoas que já passaram ou estão passando por este problema, mas isso é normal, uma fase difícil que a gente passa, mas faz parte da vida, depois tudo volta ao normal. O livro está mandando uma mensagem que tem tudo a ver, pois transmite o nosso dia a dia, que nas horas difíceis do que as famílias precisam é se ajudar entre todos.

Cuidado Garoto Apaixonado

Fichamento

Título do livro: Cuidado Garoto Apaixonado
Autor: Toni Brandão
Editora: Melhoramentos
Ano: 2005
Aluna: Mariana Machado
Resumo:
O livro “Cuidado Garoto Apaixonado” é um livro que conta a história do Tui e do Alê. Dois amigos que se apaixonam pela mesma garota (Camila).
Só que isso tudo acaba em um triângulo amoroso. Mas nem tudo é um mar de rosas; os três acabam brigando e só voltam a se falar depois de fazer uma peça de teatro juntos. E a peça era Romeu e Julieta, e como personagens principais o Tui e a Camila.

Opinião sobre o livro:
Eu acho que o livro “Cuidado Garoto Apaixonado” com certeza vai entrar para minha lista de melhores livros. Professora você deveria ler, não vai se arrepender.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Relato: um jeito de contar experiências

"O relato é a apresentação, oral ou escrita, de experiências humanas vivenciadas que podem ser do tempo presente ou do tempo da memória: diários, testemunhos, autobiografia, notícia, reportagem, relato histórico, biografia, etc." (BERTIN, BORGATO, MARCHEZI : 2007)

Nessa atividade os alunos relataram memórias de sua infância.

O dia em que aprendi a andar de bicicleta

Era uma sexta-feira, na parte da tarde, quando eu aprendi a andar de bicicleta. Na época eu morava em São Paulo, SP e tinha 5 anos de idade.
Na rua onde eu morava tinha uma descida perigosa e outra que não era perigosa, e foi nessa descida não perigosa que eu aprendi a andar, só que por sacanagem, meu pai cortou o cabo do freio da bicicleta, como eu não sabia o que ele tinha feito, eu confiei nos freios.

Meu pai foi me segurando até um pedaço da descida, só que ele já não estava mais me segurando, quando eu olhei para trás eu já estava bem longe dele, resolvi frear, mas o freio não funcionou. Olhei para o chão, vi que eu estava realmente andando e quando me senti seguro meu pai percebeu e começou a correr para me segurar. Então, eu resolvi abusar da sorte, até que meu pai me alcançou e me segurou.
A alegria foi tanta que até hoje eu abuso da sorte.
Autor: Dalton

Bagunças

Relato: Minha lembrança mais remota de infância.

Quando eu tinha 7 anos, eu e meu irmão e minhas primas costumavá-mos brincar de cabaninhas.
Cada um de nós se dividia com uma tarefa. Eu pegava os cobertores, Paula pegava os prendedores, Bruna arrumava as cadeiras e meu irmão montava a cabana.
Logo após estar tudo pronto, Alex ia correndo chamar Alessandra para a brincadeira se completar.
Nós ficávamos lá para nos divertirmos! Eu me lembro direitinho cada uma das histórias que nós contávamos.
Paula contou a história do Boto Cor-de-rosa, Alex contou a da Pequena Sereia, Bruna contou a história da Rapunzel, eu contei a da Iara, enquanto isso, Alessandra ouvia as historinhas.
No dia seguinte, minha tia nos encontrava dormindo dentro da cabaninha, e assim nós nos divertíamos...
Autora: Alexia

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Dilúvio


Certa manhã, um cachorro olhava para a rua e via muitas pessoas com crianças, nesse momento, ele pensava no porquê ter sido abandonado por seus donos e por que nunca foi amados por eles.
Dias passaram, e o cachorro sempre olhava as pessoas com aquela carinha de fome e sofrimento. Pessoas passavam e sentiam nojo do cachorrinho, por ele ter pulgas, sarna... Mas o pobre cachorro olhava para elas, com a esperança de que uma daquelas pessoas o levasse e o tratasse com amor.
Semanas depois, houve uma forte chuva e um vento de arrepiar, o cachorro não tinha onde se abrigar, então ficou ali parado naquele lugar, só observando.
Passaram-se dias e a chuva não parava, parecia um Dilúvio caindo do céu, as ruas, casas, bairros, tudo... Tudo o que existia naquela cidade ficou coberto de água e lixo. O cachorro nunca tinha visto um desastre como aquele. Foi aí que veio um assovio, chamando o cachorro. Ele saiu em disparada, o mais rápido que podia.
O homem o tinha chamado para oferecer-lhe comida e abrigo. Este foi o melhor dia daquele cachorro, ele nunca esteve tão feliz em toda sua vida, pois finalmente ele está sendo tratado com amor.
Autora: Tamyres Meyer Machado