sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Relato: um jeito de contar experiências

"O relato é a apresentação, oral ou escrita, de experiências humanas vivenciadas que podem ser do tempo presente ou do tempo da memória: diários, testemunhos, autobiografia, notícia, reportagem, relato histórico, biografia, etc." (BERTIN, BORGATO, MARCHEZI : 2007)

Nessa atividade os alunos relataram memórias de sua infância.

O dia em que aprendi a andar de bicicleta

Era uma sexta-feira, na parte da tarde, quando eu aprendi a andar de bicicleta. Na época eu morava em São Paulo, SP e tinha 5 anos de idade.
Na rua onde eu morava tinha uma descida perigosa e outra que não era perigosa, e foi nessa descida não perigosa que eu aprendi a andar, só que por sacanagem, meu pai cortou o cabo do freio da bicicleta, como eu não sabia o que ele tinha feito, eu confiei nos freios.

Meu pai foi me segurando até um pedaço da descida, só que ele já não estava mais me segurando, quando eu olhei para trás eu já estava bem longe dele, resolvi frear, mas o freio não funcionou. Olhei para o chão, vi que eu estava realmente andando e quando me senti seguro meu pai percebeu e começou a correr para me segurar. Então, eu resolvi abusar da sorte, até que meu pai me alcançou e me segurou.
A alegria foi tanta que até hoje eu abuso da sorte.
Autor: Dalton

Nenhum comentário: